1º Fórum de Design de Interiores

Profissionais reuniram-se para debater sobre as faces do Design de Interiores

( Reportagem do site da ULBRA, publicado por admin em 28/04/2010.)


Profissionais do design de interiores se reuniram na capital do Rio Grande do Sul, na tarde desta terça-feira (27/04), no 1º Fórum de Design de Interiores, realizado pela Associação de Profissionais de Design do Estado (ApDesign). Pelo menos 200 pessoas, entre profissionais e estudantes, estiveram presentes no espaço montado especialmente para o evento no campus da ULBRA, em Porto Alegre.



O profissional Roberto Bastos falou a respeito de Design de Interiores no Ambiente e Comunicação, mostrando diversos cases de sucesso. Já Jamile Torman palestrou sobre o Ambiente pela Luz, explicando que a tecnologia proporcionou a possibilidade de trabalhar o desenho da luz, sem a necessidade da visualização da lâmpada. Segundo a designer até mesmo a luz natural pode servir para a criação de desenhos e nunca pode ser esquecido que os ambientes serão utilizados por pessoas, sendo elas são muito importantes no processo criativo.



Após um breve intervalo, foi a vez de Marcelo Gonçalves explicar que o ambiente é efêmero. O profissional, que é formado na ULBRA, mostrou cases de sucesso e falou sobre detalhes que fazem a diferença num ambiente. Lembrou que a maior preocupação deve ser com os fornecedores, prazos e escolhas dos materiais.



Outro egresso da ULBRA, Rodolpho Reis, falou sobre seu trabalho no Ambiente Virtual. Lembrou da importância de se ter cuidado na hora de transferir as cores reais para o virtual, pois isso sempre requer um trabalho de equipe e grande dedicação. A maioria dos cases apresentados trataram de temas de outros países e o designer lembrou a importância do respeito pelas características locais, ressaltando que em alguns projetos é necessário inclusive fazer um sobrevôo da área onde será construído o empreendimento.



Quem é Roberto Severo Bastos: bacharel em Design com habilitação em Comunicação Visual, com 22 anos de experiência no mercado, atuando em projetos de estratégia, posicionamento e identidade de marcas e design para construção de ambientes de marca. Já desempenhou a função de diretor do GAD’ Branding & Design e atualmente é sócio-fundador da SCENO Environmental Graphic Design.


Quem é Jamile Tormann: arquiteta, pós-graduada em Iluminação de Design de Interiores e mestre em Arquitetura e Urbanismo. É a autora do livro Caderno de Iluminação: arte e ciência. Tem em seu currículo trabalhos para a Rede Globo, Cia de Dança do Palácio das Artes (MG), diversas companhias de teatro, além de diretores renomados como Wolf Maia e artistas como Ed Motta, Cássia Eller, Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Adriana Calcanhoto e Zélia Duncan.


Quem é Marcelo Gonçalves: graduado em Design de Interiores com experiência em diversas mostras de decoração, com destaque para Casa & Cia, Maiora, Saccaro, DOM Studio Casa e Inside. Possui ainda trabalhos publicados em livros e revistas, como Casa & Cia e Atuar.


Quem é Rodolpho dos Santos Reis: graduado em Design de Interiores formado pela ULBRA, e possui certificado internacional da Autodesk em 3D Max. Atua como Associate Production Manager da Neorama, sendo responsável pela gestão da modelagem 3D de cenários digitais para TV e Cinema e empreendimentos imobiliários, tendo participado de projetos para clientes como a TV Globo, Max Haus, Emaat, Aman Resorts, Pelli Clarke Pelli, Prefeitura de São Francisco, dentre outros.


O 1º Fórum de Design de Interiores teve o patrocínio da Ideia Cads, Cinex e ULBRA, e contou ainda com o apoio da Ipog, Centro Universitário Metodista, VCS e Grafiset.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails